Ao usar o salto alto, a mulher exerce maior peso e pressão nos dedos dos pés.
Uma das grandes vilãs dos brasileiros é a dor nas costas, provocada pela má postura ou outras enfermidades. A informação bombástica para as mulheres é que os sapatos de salto alto, peças-chaves do guarda-roupa feminino, são um dos maiores inimigos da saúde postural.
Estima-se que cerca de 85% da população mundial sofre de dores na coluna, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além do incômodo da dor, a postura inadequada pode causar várias outras lesões, como dores de cabeça, tensão muscular, estresse.
Os problemas posturais não se restringem apenas ao ambiente de trabalho. Podem ser resultado de atividades em que ficamos muito tempo na mesma posição, de tarefas repetitivas ou de como sentamos.
Inimigo da postura
Ao usar o salto alto, a mulher exerce maior peso e pressão nos dedos dos pés, o que pode causar o encurtamento nos músculos da panturrilha (batata da perna), tendinite, fraqueza muscular, ruptura de ligamentos, virada de pé, esporões, além do aumento da lordose lombar, dores nos joelhos, calosidade, joanetes e unhas encravadas, caso o sapato tenha bico fino.
E o que usar?
O salto mais recomendado para as mulheres que não conseguem viver fora das alturas são os sapatos de salto meia pata, pois ele proporciona um conforto maior para os pés. O salto mais indicado é o Anabela, pois a descarga de peso nos pés tem uma distribuição mais adequada.